O Ministério de Intercessão.


Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando as mãos puras, superando todo ódio e ressentimento. (I Timóteo 2,8)


O intercessor é aquele que está sempre próximo do coração de Deus, pois ele tem a função de intermediar. Esse ministério foi exercido por grandes profetas, no Antigo testamento, Abraão e Moisés se destacam. A oração destes homens chegavam ao coração de Deus, por serem íntimos dEle.

Eles se colocavam sempre em oração a favor do seu povo, rogando pela misericórdia do Senhor, por um povo infiel e pecador.

Sem dúvida esse ministério deve ser exercido por todos nós. Somos intercessores natos pelo nosso batismo. E é uma grande graça poder se colocar diante de Deus em favor de alguém ou de alguma necessidade.

Depois das lágrimas de uma intercessão fervorosa, não tarda os resultados e logo podemos ver as graças serem derramadas como o maná que caí do céu para alimentar o povo hebreu. Essa experiência nos mostra a fidelidade de Deus, pois ele sempre está conosco e ouve nossas orações.

Interceder é mais do que orar pedindo algo para alguém. É unir o nosso coração ao que sofre e ao coração de Deus, cheio de misericórdia, dessa forma estabelecemos uma ponte, cuja qual as benções do Senhor pode passar e atingir o coração daquele que suplica a graça. Se no Antigo Testamento os profetas são os grandes intercessores, no Novo Testamento, Maria é a nossa grande intermediadora ao seu filho Jesus, ela é modelo de fidelidade e perseverança na oração, na doação ao próximo e a Deus.

Artigo de Alexandre Borges, acadêmico de Filosofia na UCDB de Campo Grande.



Intercessão

O QUE É?

Intercessão é colocar-se no lugar do outro para pleitear sua causa; é colocar-se entre Deus e aquele por quem estamos pedindo, levando a Deus as necessidades da pessoa e buscando conseguir para a pessoa, o auxílio de Deus (Col 4,2-3; Ez 22,30a).

Embora soberano, Deus pôs limites à sua ação em respeito ao livre arbítrio humano (Salmo 113,24), ou seja, Deus está sempre pronto a agir, mas espera a solicitação humana, espera ser solicitado na fé (“Que queres que eu te faça?”, Lc 18,41). Como não é do seu desejo a ruína do homem, de homem algum, Deus convoca intercessores com quem Ele possa contar para poder executar seus eternos planos de amor. Pela intercessão servimos a Deus na evangelização do mundo, colaboramos com a missão de Jesus.

Chamamos a este ministério de Grupo de Intercessão, que tem a missão de orar constantemente de forma organizada por intenções específicas e claras da Escola de Evangelização Santo André, podendo ser em todos os níveis: paroquial, vicarial, diocesano e nacional.

Em muitos lugares a Escola de Evangelização não acontece plenamente por falta de intercessores que se dediquem exclusivamente a este ministério. Por isso, é prioridade que na sua Escola de Evangelização existam pessoas orando incessantemente para que a “Palavra de Deus seja anunciada oportuna e inoportunamente”. (II Tm 4,2)

A IMPORTÂNCIA DO INTERCESSOR

Para que toda obra de Deus frutifique é imprescindível que existam pessoas comprometidas com a oração. Eis a importância do ministério de intercessão da Escola de Evangelização Santo André.

É aquele que afinado com o Espírito Santo pleiteia a causa humana como se fosse sua, até que a situação se altere. Todo cristão é chamado a interceder. Pois somos a Igreja, o corpo de Cristo. Como Cristo é intercessor, aquele que se une a ele tem de ser necessariamente um intercessor (I Tm 2,1). Há aproximadamente 2.000 anos Jesus Ressuscitado intercede por nós (Hb 9,24). Algumas pessoas têm o ministério de intercessão com unção e missão específicas. Entretanto, para todos ela deve ser uma prioridade. Interceder é compromisso com Deus. O intercessor não pode deixar de interceder (I Sm 12,23). Deus quer contar contigo para que Seu Reino de amor se espalhe sobre a Terra.

CARACTERÍSTICAS DO INTERCESSOR

  • Amor – Fruto do Espírito, força de Deus que é amor;
  • Compaixão – O intercessor não deve julgar o irmão, a comunidade ou a causa pela
  • qual intercede;
  • Identificação – Assume para si a dor e a necessidade do outro e/ou da comunidade;
  • Perseverança – Ora sem cessar;
  • Ousadia na fé – Pede, suplica, insiste porque crê na vitória. Acredita que Deus sabe tudo e fará o melhor;
  • Humildade – Sabe que se a oração é ouvida por Deus não é devido aos seus méritos, mas porque Deus é misericordioso;
  • Discernimento – Para fazer a vontade de Deus e para identificar se algo é humano, divino ou do Maligno. O Espírito Santo em nós é quem dá o discernimento, o qual vamos adquirindo à medida que buscamos uma maior comunhão com o Espírito e nos tornamos sensíveis à sua voz;

QUEM PODE PARTICIPAR?

Todo aquele evangelizador que tenha uma fé expectante, que seja chamado e que deseje colaborar com a Escola de Evangelização Santo André através do ministério de intercessão.

Este ano a Escola de evangelização Santo André está completando 30 anos. Você é convidado a unir-se a nós rezando por seu fundador: José Prado Flores e todos os evangelizadores do mundo todo que usam desta metodologia para anunciar Jesus.


Fonte: http://blog.cancaonova.com/evangelizadores/category/formacao/



FRANCISCO E CLARA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA


.

Anúncios

4 Respostas

  1. […] O Ministério de Intercessão. […]

  2. Eu Filomena Rosa sou serva da renovação carismática catolica,e sou do ministerio de intercessão,por isso gostaria de está recebendo,informativos sobre esse ministerio,obrigada e a Paz de Jesus.

  3. Interceder por um irmão é gratificante,essa oração é colocada na presensa do Senhor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: