Encontro Nacional de Formação – RCC.



ENF – 2013

Esta é a vitória que vence o mundo:

A nossa fé

(I Jo 5,4b).




O que é o encontro


Ter, 25 de Setembro de 2012 14:04 | PDF  | | Imprimir |



O Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios é marcado por momentos de profunda oração, formação geral e específica e escuta profética. Outro aspecto muito importante é a partilha: dos projetos e serviços em andamento no Movimento, das Moções Proféticas que direcionam os trabalhos do Movimento em todas as instâncias .

O ENF se consolida a cada ano entre os líderes da RCC e tem sido um dos eventos que mais fortalecem a unidade entre os membros do Movimento, pois é destinado a coordenadores estaduais, diocesanos, de ministérios, de Grupos de Oração, de equipes e núcleos de serviço. Para a coordenadora da Comissão Nacional de Formação, Rita de Cássia Luís de Sá, “O ENF é um encontro que tem um cunho informativo, formativo e um lugar da unidade. O Grupo de Oração que busca unir-se deve viver um ENF como ponto de partida, ele tem a capacidade de promover uma unidade de toda a RCC do Brasil. É lá onde tudo o que a Renovação Carismática do Brasil vai viver neste ano é partilhado com as lideranças”.

Neles os membros dos Ministérios, se reúnem para receber formação sobre questões específicas de cada serviço, além de vivenciarem momentos de partilha, vivência fraterna e oração.

Em 2013, a moção dada por Deus para a RCC é “Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (I Jo 5,4b). A partir dela, o Movimento buscará vivenciar de forma intensa a proposta do Ano da Fé, proclamado pelo Papa Bento XVI, como comemoração ao 50º aniversário do início do Concílio Vaticano II.

Data: 24 (início às 8h) a 27 de janeiro de 2013 (término às 13h)

Local: Estamos trabalhando para que este evento seja realizado no Centro de Eventos da Sede Nacional da RCCBRASIL, em Canas/SP

Presenças:

– Conselho Nacional da RCCBRASIL

– Comissão Nacional de Formação RCCBRASIL

Programação:

– Momentos de Oração

– Pregações

– Missas

– Partilha de Moções Proféticas

– Apresentações de projetos

Importante:

•    A cidade de Canas não conta com transporte coletivo, nem com pontos de táxi, portanto, lembramos a todos que os participantes do evento deverão contar com transporte próprio, em ônibus de caravanas, vans ou veículos particulares.

•    Mesmo sendo o terreno da Sede Nacional às margens da Via Dutra, esta tratasse de uma via expressa, portanto, ônibus e lotações vindos das cidades vizinhas não param nas proximidades da RCC em Canas.

Mais Informações no Site Oficial da RCC – Brasil

http://www.rccbrasil.org.br/eventos/enf-2013


Semeando a cultura de Pentecostes



“Anos Anteriores”…


ENF – 2011

“Por causa da Tua Palavra”…

Notícia postada dia 04/11/2010 | 14:24:07 – Site RCC – Brasil

Em janeiro próximo, expressiva porção da liderança da  Renovação  Carismática Católica reunir-se-á em Lorena(SP) para mais  uma edição de seu conceituado Encontro Nacional de Formação. E a partir dele – como habitualmente o faz –, o Movimento desencadeia um motivador empenho que busca atingir todas as suas inúmeras instâncias para que considerem – em seus retiros, em seus grupos de oração, em suas festas de “carnaval com Jesus”, seus  simpósios, cenáculos e congressos –, a moção profética concedida por Deus ao seu Conselho Nacional como norteadora, como embasadora, como inspiração para  o modo como devem os membros da RCCBRASIL  pôr em  movimento a sua ação evangelizadora, a partir do carisma que lhe é próprio…

Como tem sido gratificante e edificante constatar a força que essas moções colhidas em escuta profética carregam em seu bojo, provocando iniciativas em tantas  áreas da ação apostólica – entre os jovens, crianças, entre artistas e escritores, entre coordenações e ministeriados, com belíssimas missões internas e externas –, que só se explicam quando referenciadas Àquele que nos foi dado para estar  “conosco e em nós”, capacitando-nos a dar testemunho de Jesus: o Espírito Santo Paráclito! Quanto empenho, quanta comunhão, quanta oração, quanto anúncio (coisas que, segundo João Paulo II (maio de 2004), devem caracterizar a espiritualidade de Pentecostes…

https://i2.wp.com/encontro.rccbrasil.org.br/360x210.jpg

No ano passado, a RCC de todo o Brasil se expressou com clareza e entusiasmo – quer através da música e da dança, peças de teatro e de pregações, de reflexões teológicas e seminários de vida –, que “Jesus Cristo é o Senhor!”. Neste ano que chega a seu termo, entre iniciativas de restauração de práticas espirituais arrefecidas no seio do Movimento, propostas de reconstrução da identidade carismática, deflagração de campanhas pelo início da construção de um Centro de referência nacional para a RCC, o  seu povo reconheceu e se comprometeu  “Unidos pela Palavra, reconstruiremos as muralhas…” e reafirmou o compromisso com anúncio do Evangelho ao assumir a convocação “Proclama a Palavra, anuncia a Boa Notícia”.

Agora, aproximamo-nos de 2011: um ano em que não teremos o nosso tradicional “Congresso Nacional”, mas desfrutaremos de 27 Congressos Estaduais renovados, com um dia a mais na duração, para que as lideranças de cada Estado (equipes de coordenação, servos, núcleos…) interajam com uma Equipe de composição nacional, para assim melhor se preparar para encaminhar os direcionamentos destes novos tempos – tempos de abundância e reconstrução, tempos de primavera eclesial, de florescência carismática, tempos de reorganização interna dos nossos Conselhos de Coordenação… Tempo de se preparar para celebrar – com os jovens do mundo todo! –, o Encontro Mundial de Juventude a ser realizado em parceria com o Escritório Internacional da RCC, aqui na Terra de Santa Cruz… E que moção profética concede o Senhor ao Conselho Nacional para “rhemar” esse ano de 2011?

Uma moção de continuidade, de apreço à Palavra do Senhor, de empenho missionário, de anúncio querigmático sob a luz do senhorio e da autoridade do Cristo, na força do Espírito Santo: “Por causa de tua palavra, lançaremos as redes…”, cf. Lc  5,5.

https://i1.wp.com/encontro.rccbrasil.org.br/392x172.jpg

SENHORIO, RECONSTRUÇÃO E ANÚNCIO NO CARISMA DA RCC. – O núcleo fundamental da pregação de Pedro logo após Pentecostes é esse: “Deus constituiu Jesus Senhor e Cristo. Arrependam-se e creiam” (cf. At 2,36.38; 3, 18-19; 5,31), em harmônica consonância com o cerne da pregação do próprio Jesus nos Evangelhos: “O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam no Evangelho” (Mc 1,15). Ou seja, submetendo-se à direção do mesmo Espírito que impelira Jesus a pregar, o Evangelho pregado pelos apóstolos (cf. At 2,36; 20,38-39) ressalta que Deus constitui Senhor  aquele mesmo Jesus que fora crucificado pelos homens. Os apóstolos logo entendem que anunciar com poder uma tal realidade só seria possível com a força prometida do alto (cf. At 1,7-8; At 5,32). Entendem que era preciso “pregar o Evangelho no Espírito Santo (cf. 1 Pd 1,12). Que o próprio Jesus – primeiro evangelizador – evangelizava “com a força do Espírito…” (cf. Lc 4,14ss), que tornava Sua palavra eficaz… Também o apóstolo Paulo demonstrava essa consciência: “Minha palavra e minha pregação nada tinham da persuasiva linguagem da sabedoria, mas eram uma demonstração do Espírito e poder” (cf 1 Cor 2,4); e, ainda: “O nosso Evangelho vos foi pregado não somente por palavras, mas também com poder, com o Espírito Santo e plena convicção”. (cf. 1 Ts 1,5).

Paulo VI nos ensinava que “as técnicas de evangelização são boas, obviamente; mas, ainda as mais aperfeiçoadas não poderiam substituir a ação discreta do Espírito Santo. A preparação mais apurada do evangelizador nada faz sem ele. De igual modo, a dialética mais convincente, sem ele, permanece impotente em relação ao espírito dos homens. E, ainda, os mais bem elaborados esquemas com base sociológica e psicológica, sem ele, em breve se demonstram desprovidos de valor” (cf. Evangelii Nuntiandi, 75). Ou seja, evangelização com discursos baseados em sabedoria humana, simplesmente (apartados da ação e do poder do Espírito, cf. Paulo VI,  EN 75), obtém dos ouvintes aprovação puramente humana e intelectual, e pode até suscitar doutores especialistas em Sagradas Escrituras e Ciências da Religião, mas não geram necessariamente o “homem novo”, cristãos “justificados”, como é próprio da atuação do Espírito – que dá vida –, e não  da letra – que mata! (cf Jo 6,63).

“Para demolir fortalezas, destruir argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus e tornar todo pensamento cativo em obediência a Cristo” (cf II Cor 10,4-5), é que somos convocados a lançar agora – como “pescadores de homens” –,  as redes  da Palavra com a força e as armas do Espírito, pois as armas da  “carne” não são suficientes… Queremos aprender, durante todo o novo ano,  a crescer em confiança naquele Único que tem “palavras de vida eterna”(Jo 6,68) por cujas palavras “céus e terras foram criados” (cf. Sl 33,6), palavras que são “espírito e vida” (II Cor 3,6), e por causa de Sua Palavra, lançar as redes onde já  não acreditamos mais ter “peixe”, onde cremos não valer mais a pena labutar, provavelmente por termos trabalhado confiando  apenas  em nossas capacidades pessoais, em nossos recursos meramente humanos, em conhecimentos  baseados não  na incomparável e indisputável autoridade de Deus… Que o Espírito Santo possa nos convencer, neste novo ano,  – de um modo que afete nossas vidas –, a respeito do poder e da autoridade que emanam da Palavra de Jesus Cristo, nosso Senhor…

Reinaldo Bezerra dos Reis

Coordenador estadual RCC/SP

ENF – 2010

Unidos pela Tua Palavra,

Reconstruiremos as muralhas …

Em outubro deste ano, o Conselho Nacional da RCC acolheu a moção profética, que coloca a Palavra de Deus no centro de todas as atividades do Movimento em 2010. O tema geral e do Congresso Nacional, inspirado em II Timóteo 4, 1-5, é: “Proclama a Palavra, anuncia a Boa Notícia!”.

Seguindo essa moção, o ENF tem seu tema específico inspirado no livro de Neemias: “Unidos pela Tua Palavra, reconstruiremos as muralhas…”.

�Unidos pela Tua Palavra, reconstruiremos as muralhas…�

Em outubro deste ano, o Conselho Nacional da RCC acolheu a moção profética, que coloca a Palavra de Deus no centro de todas as atividades do Movimento em 2010. O tema geral e do Congresso Nacional, inspirado em II Timóteo 4, 1-5, é: “Proclama a Palavra, anuncia a Boa Notícia!”.

Seguindo essa moção, o ENF tem seu tema específico inspirado no livro de Neemias: “Unidos pela Tua Palavra, reconstruiremos as muralhas…”.

Esse tema coloca em evidência a importância da unidade para vivermos nossa missão de anunciar o Evangelho. Através da nossa união, centrados na Palavra, poderemos reconstruir as muralhas, porque quando estamos juntos, como irmãos, Deus combate em nosso favor. Para melhor compreensão dessa moção, todos são convidados a ler e estudar o livro de Neemias, principalmente os quatro primeiros capítulos, que trata da reconstrução das muralhas de Jerusalém.

�Unidos pela Tua Palavra, reconstruiremos as muralhas…�

Em outubro deste ano, o Conselho Nacional da RCC acolheu a moção profética, que coloca a Palavra de Deus no centro de todas as atividades do Movimento em 2010. O tema geral e do Congresso Nacional, inspirado em II Timóteo 4, 1-5, é: “Proclama a Palavra, anuncia a Boa Notícia!”.

Seguindo essa moção, o ENF tem seu tema específico inspirado no livro de Neemias: “Unidos pela Tua Palavra, reconstruiremos as muralhas…”.


Semeando a cultura de Pentecostes


.

3 Respostas

  1. venha para ENF 2011 E FIQUE CONOSCO !!

    ESTAMOS A 20 MINUTOS DE LORENA E TEREMOS CONDUÇÃO PARA OS HÓSPEDES !!!

    A Pousada São João Batista convida a todos a fazerem parte da grande família Canção Nova, venha nos fazer uma visita e tome um café conosco, e caso queira mais informações, favor consultar o site http://www.pousadasaojoaobatista.com.br

    Nossa diária é R$ 35,00 com café da manhã e roupa de cama, esperamos vocês para mais um evento Canção Nova, acesse o site http://www.pousadasaojoaobatista.com.br , click em contato e feche a hospedagem conosco.

    TEL 12 – 3103 2546

  2. […] da Misericórdia.Escritório RCC Anápolis Goias.GOU – Universidades Renovadas.Concerto de Natal.Encontro Nacional de Formação – RCC.Show em […]

  3. […] da Misericórdia.Escritório RCC Anápolis Goias.GOU – Universidades Renovadas.Concerto de Natal.Encontro Nacional de Formação – RCC.Show em […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: